Rodrigo Lopes

Carioca, no Mercado desde 1987. Tem seu próprio estúdio desde 1990 e desenvolve trabalhos em diversas áreas: editorial, publicidade, capas de discos e livros, documentação fotográfica e arquivo de imagem.

Como professor, começou desenvolvendo e ministrando o curso “Noções básicas de estúdio” na FotoRiografia. Professor do Departamento de Artes e Design onde lecionou a eletiva Fotografia I por 15 anos.

Entre os trabalhos recentes estão as campanhas para Rota do Mar, Cia Fashion, Galpão Jeans, Graf Brasil, Ferrati, Mercatto, Patrícia Nascimento, Maresia, Mississipi, Sanny Lingerie, Hermes. Trabalho Editorial para revistas da Editora Abril (Playboy, Nova, Máxima), Editora Escala ( Moldes e Cia), Editora Online (Moda Moldes, Figurino Noivas). Com o Designer Felipe Taborda fez importantes trabalhos como as dezenas de cartazes culturais (O Globo em Movimento, Ver Ciência entre outros), capas do livros, capas para a Industria Fonográfica (Lulu Santos, Barão Vermelho, Tim Maia, Tom Jobim, Chico Buarque, Carlinhos Vergueiro, Yamandu Costa, entre outros). Fotografou metade da obra em acervo de Artur Bispo do Rosário resultando no livro mais completo editado sobre o trabalho do artista.

Participou também de três edições do Projeto a Imagem do Som: Dorival Caymi (2005), MPB (2006) e Samba (2007).

Em 2005 participou da exposição comemorativa dos 25 anos do Shopping Rio Sul com o Designer Hans Donner.

Em 1999 participou de uma exposição coletiva no ateliê Arte Sumária, com o trabalho intitulado “Ossos”, uma série de nus. Parte de um trabalho pessoal onde o nu é explorado como transformação do humano em forma pura e desconstruída.

Em 1998 foi finalista do Prêmio Esso de jornalismo em parceria com o designer carioca Felipe Taborda com uma foto para o jornal O GLOBO em comemoração aos 30 anos do evento de maio de 68. Também com Felipe Taborda foi selecionado para o Colorado International Invitational Poster Exibition (Carne Crua). Tem um cartaz publicado no livro Graphic Designers for the 21st Century (2004).

Em 1996 participou de uma coletiva organizada pela ABRAFOTO e pelo Barrashopping denominada Talentos do Rio. As fotos foram leiloadas e a renda revertida para a Sociedade Viva Cazuza.

Em cinema, fez a foto para o cartaz do filme “Pequeno Dicionário Amoroso” de Sandra Werneck, para o filme “A Cartomante” de Wagner de Assis e Pablo Uranga e também fotos do cartaz do Filme “Achados e Perdidos” de José Jofilly. No teatro fez as fotos de montagens de O Avarento“ (com Tonico Pereira e grande elenco), “A Atriz” (com Betty Faria e grande elenco) e também para a montagem de “Foi vc quem pediu pra eu contar a minha história” (com Fernanda Vasconcellos, Bianca Castanho, Karla Tenório e Talita Castro, direção de Guilherme Piva).

Professor dos Cursos